Extensão
Práticas Universitárias no Terceiro Setor.
- Descrição: Pensar no Terceiro setor como extensão universitária articulam várias possibilidades para o aprimoramento profissional e abrem oportunidades, pois, segundo Falconer (1999) o terceiro setor é multidisciplinar, envolve várias áreas das ciências sociais, unindo pesquisadores de diversas áreas. Assim, a contribuição para as entidades vem da multidisciplinariedade e trabalho em conjunto com professores e acadêmicos de diversos cursos para o fortalecimento das práticas universitárias. Neste sentido, o projeto de práticas no terceiro setor se justifica na formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e com o desenvolvimento de projetos, aplicando seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Portanto, a participação dos envolvidos contribuem para que este vivencie na prática funções que lhe ajudarão na sua capacitação e numa futura efetivação no mercado de trabalho formal. E por outro lado, representa para a entidade atendida, benefícios de uma nova oportunidade de troca de informação e contribuição mão de obra engajada e comprometida.
- Coordenador: Fabrícia Gladys Fernandes da Silva Rossato.
- Membro participante do laboratório: Franciene Duarte Gomes.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2020-Atual.
Informática Básica.
- Descrição: O projeto tem como finalidade colaborar com a inclusão digital de adolescentes, por meio de oficinas de informática, proporcionando conhecimento intelectual a essa faixa etária e não servindo apenas de ocupação de tempo. Assim, o projeto busca minimizar as dificuldades na utilização de computadores para realização de tarefas cotidianas exigidas para o ingresso no mercado de trabalho.
- Coordenador: Franciene Duarte Gomes.
- Membro participante do laboratório: Franciene Duarte Gomes.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2020-2020.
Fecundar o Chão no Ensino Superior: os 50 Anos do Câmpus de Três Lagoas ? as Ciências Exatas e Engenharias.
- Descrição: O evento FECUNDAR O CHÃO NO ENSINO SUPERIOR: OS 50 ANOS DO CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS ? AS CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS tem como objetivo principal promover o conhecimento produzido no contexto universitário e oportunizar o diálogo e a cooperação no campo das áreas das Ciências Exatas e Engenharias. As múltiplas atividades previstas no evento se dão em duas direções. Numa primeira, o evento procura refletir sobre a história do CPTL/UFMS, destacando o impacto de suas ações de ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento deTrês Lagoas e região. Em um outro, volta-se a reflexão para os desafios do contexto atual, possibilitando pensar ações de fortalecimento do CPTL/UFMS diante da missão de desenvolver, difundir e socializar o conhecimento produzido por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Para tanto, docentes, discentes e técnicos administrativos atuantes em todos os espaços do CPTL/UFMS, em exercício ou egressos, se juntam com a comunidade geral para construir uma reflexão sobre essa história de relevância coletiva e também para pensar as perspectivas e desafios para o fortalecimento do CPTL/UFMS. Assim, além de difundir os saberes produzidos no câmpus, o evento servirá também para discutir, refletir, produzir novas fontes. A realização de um evento dessa natureza terá significativos resultados em várias dimensões dos cursos envolvidos, potencializando ações de incremento dos cursos de Graduação e Pós-Graduação das áreas Exatas e Engenharias do CPTL.
- Coordenador: Thiago Galbiati Lagoin.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Juliano Koji Yugoshi.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2020-2020.
Congresso Interinstitucional de Diálogos entre Direito e Tecnologia.
- Descrição:O objeto do projeto é debater: (i) os impactos da Covid-19 no uso de tecnologias no direito e na educação, realçando a importância, implicações e dilemas das diferentes tecnologias em tempos de pandemia; (ii) auxiliar na formação de acadêmicos dos cursos de Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação para que possam atuar de maneira transdisciplinar na atuação profissional; (iii) oportunizar aos profissionais convidados discussão sobre aspectos atuais da sua atuação diante dos desafios apresentados pela pandemia do Covid -19; (iv) promover interação do ensino, pesquisa e extensão entre docentes, estudantes e profissionais atuantes; (v) promover a reflexão crítica dos atores na cena nacional, e internacional, no manejo dos instrumentos para a melhoria dos eixos temáticos do congresso; (vi) agregar conhecimento nas áreas de direito, tecnologia e educação, focando a democracia e sustentabilidade como indispensáveis à conduta profissional dos acadêmicos; (vii) Promover o intercâmbio de conhecimentos entre os acadêmicos, professores e demais profissionais, com o escopo de aprofundar os temas propostos em cada painel, seja no campo teórico como prático.
- Coordenador: Heloísa Helena de Almeida Portugal.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Ricardo Marcondes Marcacini, Juliano Koji Yugoshi.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2020-2020.
III Ciclo de Palestras em Computação.
- Coordenador: Juliano Koji Yugoshi.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Ricardo Marcondes Marcacini, Ivone Penque Matsuno, Vitor Mesaque Alves de Lima, Maxwell Sampaio dos Santos, Ronaldo Fiorilo dos Santos, Rosana Satie Takehara, Rodrigo Mitsuo Kishi, Franciene Duarte Gomes.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2019-2019.
Sigad-Livre: Plataforma Pública para Promoção e Difusão de Tecnologias Livres de Gestão Arquivística de Documentos.
- Descrição:Projetos que buscam promover e difundir soluções tecnológicas para a comunidade representam uma das principais atividades de extensão universitária para a área de Ciência de Computação e Sistemas de Informação. No caso do Sigad-Livre, também é nítida a questão da indissociabilidade do Ensino ? Pesquisa ? Extensão; uma vez que a primeira fase do projeto é oriunda de atividades de ensino e pesquisa. A realização deste projeto de extensão também se justifica pela interdisciplinaridade que proporciona, em que os estudantes, técnico (s) e docentes envolvidos utilizarão conhecimentos provenientes das áreas de Arquivologia e Sistemas de Informação, especialmente, mas também de Administração Pública, Direito, entre outras. Além disso, o projeto contribui para a função social da universidade que, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão visa oferecer à sociedade conhecimentos e ferramentas necessárias às soluções dos problemas contemporâneos..
- Coordenador: Ricardo Marcondes Marcacini.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Vitor Mesaque Alves de Lima.
- Financiamento: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
- Duração: 2018-2018.
I Ciclo de Palestras em Computação do CPTL.
- Descrição: A proposta visa promover a realização do evento “I Ciclo de Palestras em Computação do Campus de Três Lagoas”. Organizado pelo curso de Sistemas de Informação do Campus de Três Lagoas (CPTL) em parceria com o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação, o evento será realizado no Anfiteatro Derci Pedro de Oliveira (UFMS-CPTL), nos dias 28 e 29 de outubro de 2018. Ele pretende promover a realização de palestras sobre temas relevantes da computação como Inteligência Artificial, Banco de Dados, e Mineração de Dados. É uma ótima oportunidade para que acadêmicos e profissionais da computação de Três Lagoas e região interajam-se e discutam sobre computação.
- Coordenador: Maxwell Sampaio dos Santos.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Ronaldo Fiorilo dos Santos, Rosana Satie Takehara, Rodrigo Mitsuo Kishi, Juliano Koji Yugoshi.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2018-2018.
1º Encontro de Software Livre de Três Lagoas (ENSOL-TL).
- Descrição: O 1o Encontro de Software Livre (ENSOL) do IFMS, Campus Três Lagoas tem o intuito de esclarecer informações específicas sobre Software Livre, por meio da apresentação de sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento para o público em geral. Em Três Lagoas, neste ano, o 1o ENSOL acontece nos dias 18 e 19 de maio, tendo como parceiro o IFMS, Campus Três Lagoas. O evento proporciona a estudantes e convidados a oportunidade de novas aprendizagens na área computacional e tecnológica. Além disso, trata-se de expandir o conhecimento a respeito de softwares livres, tanto para iniciantes quanto para os que já têm um conhecimento avançado. É um momento de discussão acadêmica e troca de conhecimento, reservado também para compartilhar e externalizar conhecimento para profissionais da área.
- Coordenador: Maxwell Sampaio dos Santos.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Ricardo Marcondes Marcacini.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2018-2018.
Sigad-Livre: Plataforma Pública para Promoção e Difusão de Tecnologias Livres de Gestão Arquivística de Documentos.
- Descrição: Projetos que buscam promover e difundir soluções tecnológicas para a comunidade representam uma das principais atividades de extensão universitária para a área de Ciência de Computação e Sistemas de Informação. No caso do Sigad-Livre, também é nítida a questão da indissociabilidade do Ensino ? Pesquisa ? Extensão; uma vez que a primeira fase do projeto é oriunda de atividades de ensino e pesquisa. A realização deste projeto de extensão também se justifica pela interdisciplinaridade que proporciona, em que os estudantes, técnico (s) e docentes envolvidos utilizarão conhecimentos provenientes das áreas de Arquivologia e Sistemas de Informação, especialmente, mas também de Administração Pública, Direito, entre outras. Além disso, o projeto contribui para a função social da universidade que, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão visa oferecer à sociedade conhecimentos e ferramentas necessárias às soluções dos problemas contemporâneos.
- Coordenador: Ricardo Marcondes Marcacini.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi, Vitor Mesaque Alves de Lima
- Financiamento: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
- Duração: 2018-2018.
Lexicografia Pedagógica: elaboração do dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros.
- Descrição: O tratamento lexicográfico de unidades léxicas numa perspectiva didática é um trabalho que tem aumentado nos diferentes meios acadêmicos. Elaborar dicionários pedagógicos, assim como orientar o uso desse material didático em suas distintas possibilidades resultam em práticas que demandam conhecimentos teóricos coerentes. Investigações lexicográficas que visam parâmetros de organização macro e microestruturais didáticos, elaboração de repertórios lexicográficos dentro dos princípios da Lexicografia Pedagógica (doravante LEXPED) e, ademais, pesquisas sobre o uso do dicionário possibilitam resultados concretos que muito contribuem com o ensino de línguas. Este projeto tem como objetivo maior elaborar um protótipo de dicionário de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros e, consequentemente, possibilitar reflexões sobre aspectos teóricos e metodológicos relacionados à LEXPED e sua abrangência, assim como incentivar trabalhos acadêmicos de iniciação científica, graduação e pós-graduação que visam reflexões teóricas e práticas relacionadas ao aprendizado e aquisição do léxico, usos do dicionário e sua elaboração. Para tanto, nos orientamos pelos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia, em especial da LEXPED, e de disciplinas afins, como a Lexicologia, a Semântica Lexical, e a Linguística Aplicada. Desse modo, almejamos contribuir com as ciências do léxico, sobretudo com a Lexicografia, por tratar-se de um projeto que tem a intenção de possibilitar reflexões teóricas e práticas sobre a disciplina.
- Coordenador: Renato Rodrigues Pereira.
- Membro participante do laboratório: Rafael Geraldeli Rossi.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2017-Atual.
SEE Kids: Um Aplicativo Educacional para apoiar a Alfabetização de Crianças Cegas por meio de Dispositivos Móveis.
- Descrição: Com a disseminação de dispositivos móveis na educação, inclusive nas séries mais básicas, a quantidade de aplicativos que apoiam o processo de alfabetização das crianças tem aumentando rapidamente. No entanto, crianças com deficiência visual ainda estão muito aquém de usufruir todos os benefícios que estes dispositivos podem trazer para o apoio a aprendizagem. O acesso à informação através desses dispositivos representa um novo desafio de interação para os usuários com deficiência visual, afinal possuem uma superfície vítrea com diversos elementos visuais, sem uma referência em relevo para exploração táctil. Este projeto visa desenvolver o aplicativo móvel SEE Kids, que fornecerá recursos tecnológicos para apoiar o processo de ensino-aprendizagem na alfabetização de crianças cegas. O aplicativo será desenvolvido utilizando tecnologias assistivas, explorando de forma interativa, por meio de sons, gestos e vibrações a representação do alfabeto, sílabas simples, sílabas complexas, palavras e frases. O aplicativo será subdividido em três módulos conceituais que representarão as etapas do processo de ensino-aprendizagem na alfabetização de crianças cegas, utilizando técnicas para a estimulação sensorial e a criação de esquemas de percepção associados a cada etapa da aprendizagem. O levantamento de requisitos para o desenvolvimento do aplicativo será realizado junto ao ISMAC (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florildos Vargas), instituto que oferece atendimento especializado a crianças com deficiência visual. Com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se apoiar o desenvolvimento e implementação de conteúdos digitais voltados para a educação especial de crianças cegas, bem como utilizar a tecnologia para prover meios que auxiliem no seu desenvolvimento cognitivo e sensorial, utilizando o tato e a audição. Este projeto dá continuidade as ações iniciadas com o projeto SEE (Um Aplicativo de Aprendizagem para Deficientes Visuais em Dispositivos Móveis), desenvolvidas no LivES (Laboratório de inovação em Engenharia de Software) em parceria com o ISMAC no ano de 2015. O projeto SEE, alcançou os seus objetivos e superou as expectativas de todos os envolvidos, surgindo o interesse por novos projetos na área. Assim, com a experiência adquirida, o SEE Kids surge como a resposta para as necessidades levantadas no processo de apoio a alfabetização de crianças cegas.
- Coordenador: Vitor Mesaque Alves de Lima.
- Membro participante do laboratório: Ricardo Marcondes Marcacini
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2016-Atual.
Web@cidadania: uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos sociais a partir de dados governamentais abertos.
- Descrição: A popularização da internet tem sido crucial para promover novas formas de participação social e colaboração de cidadãos em prol de objetivos em comum. Quando esses objetivos envolvem, por exemplo, ações para participação de cidadãos na gestão pública com a fiscalização da origem e destino de recursos, manifestações sociais e campanhas de conscientização, então tais ações representam uma cultura de colaboração social denominada Webcidadania. A aprovação da Lei de Acesso à Informação, deu um grande passo para a promoção da cultura de Webcidadania no Brasil, pois garante a abertura e acesso dos dados governamentais para qualquer cidadão interessado, podendo receber e compartilhar, pela Internet, os dados requisitados. Nesse sentido, surgiu o paradigma de Dados Governamentais Abertos (DGA), que fortalece o movimento de Webcidadania e consolida o regime democrático por meio da participação cidadã na gestão pública. A proposta central deste projeto de extensão é promover, discutir e facilitar o desenvolvimento de aplicativos sociais a partir de DGAs como forma de fortalecer ações de Webcidadania no Brasil. Para tal, será disponibilizada uma plataforma online denominada ‘Web@Cidadania’ com um conjunto de ferramentas de análise de dados e uma interface intuitiva que permite a livre manipulação dos dados, possibilitando gerar visualizações conforme os interesses específicos de cada cidadão, bem como compartilhar tais visualizações nas redes sociais. A existência de plataformas para incentivo à Webcidadania não apenas fortalece políticas de transparência governamental e controle social sobre ações do governo, mas também atua como um mecanismo para que os governos possam melhorar sua gestão pública.
- Coordenador: Ricardo Marcondes Marcacini.
- Membro participante do laboratório: Vitor Mesaque Alves de Lima, Maxwell Sampaio dos Santos, Ivone Penque Matsuno, Ronaldo Fiorilo dos Santos, Franciene Duarte Gomes, Rodrigo Mitsuo Kishi.
- Financiamento: Ministério da Educação (Edital Proext/2015).
- Duração: 2015-Atual.
SEE: Um aplicativo de Aprendizagem para Deficientes Visuais em Dispositivos Móveis.
- Descrição: Os Sistemas de Informação podem ser usados como um meio para a democratização do conhecimento e devem viabilizar o acesso a ele para todos os cidadãos sem distinção. Entretanto, grande parte desses sistemas computacionais desenvolvidos não segue os padrões de acessibilidade, o que inviabiliza o acesso à informação por pessoas com deficiência visual. Este projeto visa desenvolver o aplicativo SEE, que poderá ser executado em dispositivos móveis, contendo lições didáticas relacionadas aos níveis de ensino fundamental, médio e superior. O aplicativo será desenvolvido utilizando tecnologias assistivas, a partir de um conjunto de recomendações e diretrizes, que permitem a compreensão do conteúdo pelos deficientes visuais. As lições das disciplinas oferecidas serão apresentadas seguindo as diretrizes de acessibilidade do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), a principal recomendação de acessibilidade a nível internacional. O aplicativo fornecerá conteúdos explicativos das matérias e exercícios, onde os usuários poderão fazer a qualquer hora e em qualquer lugar por estarem disponíveis em dispositivos móveis. Os aplicativos serão desenvolvidos em Java para dispositivos com Android e Objective-C para o iPhone e iPad. O projeto é realizado com conjunto com o Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), que oferece atendimento especializado para deficientes visuais inseridos nos Centros de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares (ensino fundamental e médio) e para acadêmicos de diversas Universidades.
- Coordenador: Vitor Mesaque Alves de Lima.
- Membro participante do laboratório: Maxwell Sampaio dos Santos, Ricardo Marcondes Marcacini.
- Financiamento: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ministério da Educação (Edital Proext/2015).
- Duração: 2015-Atual.
Web@Cidadania: uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos sociais a partir de dados governamentais abertos.
- Descrição: A popularização da internet tem sido crucial para promover novas formas de participação social e colaboração de cidadãos em prol de objetivos em comum. Quando esses objetivos envolvem, por exemplo, ações para participação de cidadãos na gestão pública com a fiscalização da origem e destino de recursos, manifestações sociais e campanhas de conscientização, então tais ações representam uma cultura de colaboração social denominada Webcidadania. A aprovação da Lei de Acesso à Informação deu um grande passo para a promoção da cultura de Webcidadania no Brasil, pois garante a abertura e acesso dos dados governamentais para qualquer cidadão interessado, podendo receber e compartilhar, pela Internet, os dados requisitados. Nesse sentido, surgiu o paradigma de Dados Governamentais Abertos (DGA), que fortalece o movimento de Webcidadania e consolida o regime democrático por meio da participação cidadã na gestão pública. A proposta central deste projeto de extensão é promover, discutir e facilitar o desenvolvimento de aplicativos sociais a partir de DGAs como forma de fortalecer ações de Webcidadania no Brasil. Para tal, será disponibilizada uma plataforma online denominada ‘Web@Cidadania’ com um conjunto de ferramentas de análise de dados e uma interface intuitiva que permite a livre manipulação dos dados, possibilitando gerar visualizações conforme os interesses específicos de cada cidadão, bem como compartilhar tais visualizações nas redes sociais. A existência de plataformas para incentivo à Webcidadania não apenas fortalece políticas de transparência governamental e controle social sobre ações do governo, mas também atua como um mecanismo para que os governos possam melhorar sua gestão pública.
- Coordenador: Maxwell Sampaio dos Santos.
- Membro participante do laboratório: Ricardo Marcondes Marcacini.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2014-Atual.
Plataforma SEE: Aplicativos Educacionais em Dispositivos Móveis para Apoiar o Processo de Ensino/Aprendizagem por Deficientes Visuais.
- Descrição: Os Sistemas de Informação podem ser usados como um meio para a democratização do conhecimento e devem viabilizar o acesso a ele para todos os cidadãos sem distinção. Entretanto, grande parte desses sistemas computacionais desenvolvidos não segue os padrões de acessibilidade, o que inviabiliza o acesso à informação por pessoas com deficiência visual. Este projeto visa desenvolver o aplicativo SEE, que poderá ser executado em tablets e smartphones, contendo lições de diversas matérias lecionadas no ensino fundamental, médio e superior. O aplicativo será desenvolvido utilizando tecnologias assistivas, a partir de um conjunto de recomendações e diretrizes, que permitem a compreensão do conteúdo pelos deficientes visuais. As lições das disciplinas oferecidas serão apresentadas seguindo as diretrizes de acessibilidade do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), a principal recomendação de acessibilidade a nível internacional. O aplicativo fornecerá conteúdos explicativos de matérias e exercícios, onde os usuários poderão fazer a qualquer hora e em qualquer lugar por estarem disponíveis em dispositivos móveis. Os aplicativos serão desenvolvidos em Java para dispositivos com Android e Objective-C para o iPhone e iPad. O levantamento de requisitos para o desenvolvimento do aplicativo SEE, será realizado com conjunto com o Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), que oferece atendimento especializado para deficientes visuais inseridos nos Centros de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares (ensino fundamental e médio) e para acadêmicos de diversas Universidades. Esta ação foi uma das ações de extensão da UFMS contempladas com recursos financeiros do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) do Ministério da Educação (MEC) para o exercício de 2015, totalizando R$ 99.614,99 (noventa e nove mil e seiscentos e catorze reais e noventa e nova centavos), que será investido em bolsas, materiais permanentes, materiais de consumo, passagens e despesas com locomoção e diárias. Entretanto, verificou-se a necessidade da contratação de serviços de terceiros, a fim de fornecer meios para proporcionar a alta disponibilidade das aplicações desenvolvidas em um ambiente com recursos físicos dedicados, sem o compartilhamento de hardware. Devido ao custo associado a este serviço e o limite de financiamento por projeto de R$ 100.000,00 (cem mil reais) no edital PROEXT (MEC/SESu), não foi possível prever a contratação do mesmo. Assim, observando o item 1.1 do Edital PAEXT 2015 (UFMS), no qual é expresso o objetivo de […fomentar e apoiar financeiramente, no todo ou em parte, o desenvolvimento de ações de extensão no exercício de 2015…], pretende-se subsidiar, em parte, o desenvolvimento e disponibilidade em ambiente de produção das tecnologias resultantes na execução desta ação. É importante salientar que este projeto tem um potencial de abrangência nacional, implicando na isenção de responsabilidade de infraestrutura da UFMS/NTI quanto a manutenção, disponibilidade, e atendimento aos requisitos de alta carga de processamento e transferência de dados online no ambiente de produção.
- Coordenador: Vitor Mesaque Alves de Lima
- Membro participante do laboratório: Maxwell Sampaio dos Santos.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2014-Atual.
IV Escola Regional de Informática (ERI-MS 2013).
- Descrição: A Escola Regional de Informática (ERI) é um evento que tem como objetivo disseminar temas atuais e relevantes ligados à Tecnologia da Informação. Esse evento engloba a realização de mini-cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e palestras. A ERI do Mato Grosso do Sul 2013 (ERI-MS 2013) será realizada na cidade de Três Lagoas e deve possibilitar aos participantes um contato com tópicos de diversas subáreas da Tecnologia da Informação, que estejam em evidência no país e no exterior. Além disso, o evento cria um ambiente para troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o estado e do oeste do estado de São Paulo.
- Coordenador: Ivone Penque Matsuno.
- Membro participante do laboratório: Rodrigo Mitsuo Kishi, Ronaldo Fiorilo dos Santos.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2012-Atual.
III Escola Regional de Informática de Mato Grosso do Sul (ERI-MS 2012).
- Descrição: A Escola Regional de Informática (ERI) é um evento que tem como objetivo disseminar temas atuais e relevantes ligados à Tecnologia da Informação. Esse evento engloba a realização de mini-cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e palestras. A ERI do Mato Grosso do Sul 2013 (ERI-MS 2013) será realizada na cidade de Três Lagoas e deve possibilitar aos participantes um contato com tópicos de diversas subáreas da Tecnologia da Informação, que estejam em evidência no país e no exterior. Além disso, o evento cria um ambiente para troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o estado e do oeste do estado de São Paulo.
- Coordenador: Ivone Penque Matsuno.
- Membro participante do laboratório: Ivone Penque Matsuno.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2012-2012.
O Campus de Três Lagoas/UFMS de Portas Abertas – 2011.
- Descrição: Realização da segunda edição do projeto de extensão: Portas Abertas. O Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem recebido uma série de investimentos do Governo Federal através do Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI que tem permitido investimentos em infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e a contratação de novos professores, tendo como resultado o oferecimento de novos cursos e o aumento do número de vagas. O objetivo principal do projeto é a divulgação dos cursos oferecidos e dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos e professores do Câmpus de Três Lagoas. O projeto conta com o apoio da Direção do Câmpus e a colaboração dos coordenadores de Curso, dos grupos PET-Enfermagem, PET-Geografia e LEA/UFMS.
- Coordenador: Ivone Penque Matsuno.
- Membro participante do laboratório: Ivone Penque Matsuno.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2011-2011.
II Escola Regional de Informática de Mato Grosso do Sul (ERI-MS 2011).
- Descrição: A área de Computação tem evoluído rapidamente nos últimos anos, com uma influência cada vez maior nos diversos setores da sociedade. A formação adequada de profissionais de alto nível nessa área passa a ser vital para que esses profissionais sejam capazes de acompanhar tais mudanças e, conseqüentemente, atender às constantes exigências do mercado de trabalho. Nesse sentido, eventos científicos que visam à disseminação e intercâmbio de conhecimentos exercem papel de suma importância. A Escola Regional de Informática (ERI), encaixa-se nesse contexto por ser um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de disseminar temas atuais e relevantes ligados à Computação. A cada ano, Escolas Regionais de Informática ocorrem nas diferentes regiões do país. Esses eventos englobam cursos e palestras e têm contado com uma crescente participação de estudantes, pesquisadores e profissionais ligados à área de Informática. A ERI-MS 2011 tem como objetivos gerais possibilitar aos participantes um contato com tópicos que estão na vanguarda da pesquisa na área de Computação, que estejam em evidência no país e exterior. Além disso, tem por objetivo ser um fórum onde pesquisadores, estudantes e profissionais de toda a região possam estabelecer contatos e trocar experiências envolvendo a área de Computação.
- Coordenador: Ivone Penque Matsuno.
- Membro participante do laboratório: Ivone Penque Matsuno.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2011-2011.
O Campus de Três Lagoas/UFMS de Portas Abertas.
- Descrição: O Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem recebido uma série de investimentos do Governo Federal através do Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI que tem permitido investimentos em infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e a contratação de novos professores, tendo como resultado o oferecimento de novos cursos e o aumento do número de vagas. O objetivo principal do projeto é a divulgação dos cursos oferecidos e dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos e professores do Câmpus de Três Lagoas. O projeto conta com o apoio da Direção do Câmpus e a colaboração dos coordenadores de Curso, dos grupos PET-Enfermagem, PET-Geografia e LEA/UFMS.
- Coordenador: Ivone Penque Matsuno.
- Membro participante do laboratório: Ivone Penque Matsuno.
- Financiamento: N/A.
- Duração: 2010-2010.